A ilustração do Gabriel Bá

por Mauro Motoki
LUDOV-MIRAGEM_CAPA_800x800
A capa do nosso novo álbum, Ludov – Miragem, foi ilustrada pelo Gabriel Bá. Muitos já estão familizariados com o nome e a obra desse que é um de nossos quadrinistas mais talentosos, vencedor do prestigiado Eisner Awards, uma espécie de Oscar dos quadrinhos, entre outros prêmios importantes. Pra quem ainda não o conhece – nem seu trabalho em grande parte dividido com seu irmão gêmeo Fabio Moon – esperamos que esse primeiro contato com seus traços e cores através do nosso disco leve a muitos momentos frutíferos de leitura e apreciação.

Conheci o Bá primeiro por um desenho seu no Centro Acadêmico da ECA-USP, onde fomos contemporâneos, ilustrando um típico estudante daquela faculdade, ou um típico calouro, não me lembro ao certo. Sei que me chamou a atenção. Embora não tenhamos tido muito contato na época, depois sempre ouvia colegas mencionarem seu indiscutível dom para o desenho.

Ao longo dos anos, virei leitor do fanzine 10 Pãezinhos, e fui acompanhando entusiasmado cada lançamento. Daytripper, do Bá e do Moon, lançado em 2011, é um dos melhores livros que já li, em qualquer formato, quadrinhos ou tradicional.

No Ludov, sempre reforçamos que nossas influências vão além da música: que filmes e livros podem nos dar muito mais estímulo criativo que uma canção. Assim, faz tempo que vínhamos desejando ter algo do Bá em alguma obra nossa. E de maneira mais sutil, talvez sua produção já esteja dialogando com a nossa há algum tempo. Em 2006, comentei com ele a feliz coincidência de uma letra nossa, “Adeus, sol da manhã/ mesa pra dois / Grande Maçã…”, de Delírio, conter o título de um livro da dupla lançado na mesma época (muito bom por sinal). E ano passado, encontrei com o Bá na plateia do Lollapalooza, pouco depois de tocarmos, e batemos um papo sobre processo criativo e metodologias de trabalho. Nessa época, a banda já havia iniciado as composições do novo disco, e desde então seu nome sempre esteve como primeira opção para a capa do tão sonhado vinil.

É com muito orgulho e admiração que apresentamos essa ilustração rica, que tão bem capturou alguns dos sentimentos dessas letras e dessas músicas.

Para conhecer mais do trabalho do Gabriel Bá, visite seu blog com o Fabio Moon: 10paezinhos.blog.uol.com.br e procure seus livros nas melhores livrarias online e físicas.